Lima é uma capital que me apaixonei de cara. Além de ser a capital do Peru é também a maior cidade do país. Está localizada na costa central do país, ao longo do Oceano Pacífico e é cercada por colinas e montanhas a leste e pelo oceano a oeste. Logo na entrada da parte mais badalada da cidade você pode ver uma ampla rodovia com vista para o mar a direita e um barranco enorme a esquerda. Na parte “de cima” da cidade o  calçadão conhecido como o “Malecón de Miraflores” se estende por aproximadamente 6.5 quilômetros ao longo da costa. Este calçadão é uma área popular para atividades recreativas e turísticas em Lima, conhecido por seus parques, esculturas, restaurantes e espaços ao ar livre.

Lima, a capital do Peru, é uma cidade cuja história remonta a mais de mil anos, desde os tempos pré-colombianos. Fundada por Francisco Pizarro em 1535, Lima tornou-se a capital do vice-reinado do Peru sob o domínio espanhol. Ao longo dos séculos, testemunhou uma rica mistura de culturas, influências e eventos históricos, refletidos em sua arquitetura colonial, praças históricas e igrejas imponentes. Hoje, Lima é uma metrópole moderna, vibrante e multicultural, onde as tradições se entrelaçam com a vida urbana contemporânea, oferecendo aos visitantes uma experiência única que combina o antigo e o novo.

O clima em Lima é único devido à sua localização desértica. É conhecida por ter um clima ameno e suave ao longo do ano, caracterizado por temperaturas moderadas e baixos índices de chuva. Existem duas estações principais: o Inverno que é de Maio a Outubro. Nesse período Lima experimenta neblina e garoa conhecidas como “garúa”. As temperaturas podem variar entre 15°C e 20°C. E o Verão que vai de Novembro a Abril. Nessa época as temperaturas tendem a ser um pouco mais altas, variando entre 20°C e 30°C. Este período também é mais seco, com menos neblina. Para Lima, qualquer época do ano é bom. Estive em lá Junho. Estava nublado, teve um pouco de garoa, mas o clima estava perfeito para turismo e bastante caminhada pelo centro histórico. Sendo que em um dos dias ainda peguei bastante sol e um por do sol de tirar o fôlego.

Parroquia Virgen del Pilar – Lima, Peru

Me hospedei no Bairro de Miraflores perto da avenida Alfredo Benavides. A região é excelente oferecendo uma ampla gama de opções de restaurantes, lojas, vida noturna e atividades culturais. Miraflores também é considerado um bairro seguro e é uma escolha popular para turistas.

Outra opção interessante é o Barranco. O bairro é super boêmio e artístico com uma atmosfera bem descontraída. Tem ruazinhas coloridas, praças pitorescas, galerias de arte e murais, uma vida noturna animada, com uma variedade de bares e clubes. É uma excelente escolha para quem procura uma experiência mais alternativa.

E San Isidro é um bairro mais residencial alto padrão, mas também abriga áreas comerciais e empresariais. A vantagem é que fica perto do Parque El Olivar, e oferece uma atmosfera mais tranquila em comparação com Miraflores. San Isidro é uma opção adequada para quem deseja uma estadia mais relaxante, ainda com fácil acesso a restaurantes e atrações culturais.

Sempre que embarco em viagens em que minha rede móvel não tem cobertura, opto por utilizar um E-SIM. A preferência por adquiri-lo online, sem a necessidade de remover meu chip físico do celular, proporciona uma economia de tempo, evitando a busca por locais de compra ao chegar no destino. Além disso, a ativação prévia antes da chegada me assegura conectar instantaneamente, sem interrupções no acesso à internet. Nessa viagem utilizei a Holafly que é confiável para esse propósito, oferecendo várias opções de planos, permitindo que eu escolha aquele que melhor se adequa à duração e às necessidades de dados da viagem. Clique aqui e saiba mais sobre os serviços da Holafly. Comprando por esse link você garante 5% de desconto.

Garantir um seguro viagem é uma prática sensata que adoto em todas as minhas jornadas, independentemente da segurança do destino. Isso me proporciona tranquilidade diante de possíveis despesas médicas, acidentes ou contratempos como extravio de bagagem. Se tratando de Estados Unidos é realmente indispensável pois uma ida à Emergência Hospitalar pode te gerar uma divida bem alta em dólares. Em viagens mais extensas, eu uso a Real Seguro Viagem, o atendimento via WhatsApp é altamente satisfatório. Embora nunca tenha precisado acionar a seguradora, a confiança gerada pela facilidade de comunicação é reconfortante. Em uma ocasião específica, precisei reajustar o período de cobertura de última hora devido a um imprevisto com o voo, e a Real Seguro Viagem foi super eficiente na resolução desse problema. Clique aqui para fazer sua cotação.

Alguns dos links mencionados neste post podem me proporcionar uma comissão caso você adquira os produtos, e você não tem nenhum custo adicional por isso. Isso me ajuda continuar produzindo conteúdo gratuito nesse blog.

Se hospedando em qualquer um desses três bairros a possibilidade de fazer muita coisa a pé é enorme pois são localizações super cêntricas e tem muita opção para o turista. Também levando em consideração o trânsito intenso de Lima é interessante ter essa flexibilidade. Pela quantidade de dias e a programação que fizemos, preferimos optar por andar de Uber pois adequava ao nosso roteiro e as tarifas são econômicas.

Culinária internacional peruana em Astrid y Gastón – Lima, Peru

CULINÁRIA PERUANA

A culinária em Lima é aclamada internacionalmente e é reconhecida como uma das melhores do mundo. A fusão única de sabores tradicionais peruanos com influências globais resultou em uma variedade de pratos deliciosos. O ceviche peruano é super famoso e consiste em peixe cru marinado em suco de limão, misturado com pimenta, cebola, milho e batata doce.

Lima é abençoada com uma abundância de frutos do mar frescos devido à sua localização costeira. Pratos como tiraditos de mariscos (semelhante ao ceviche, mas com cortes mais finos) são uma delícia. Não se esqueça de experimentar a variedade de molhos e condimentos peruanos, como aji amarillo (pimenta amarela) e huacatay (uma erva aromática peruana). A cidade também abriga muitos restaurantes renomados, alguns dos quais estão na lista dos melhores restaurantes do mundo, tornando Lima um paraíso gastronômico.

Dentre eles está o icônico Astrid y Gaston, fundado por Gastón Acurio e sua esposa Astrid Gutsche em 1994. Hoje o restaurante está na icônica Casa Moreyra, em San Isidro. A casa histórica se tornou o cenário para uma experiência culinária única, destacando a criatividade de Gastón Acurio e sua equipe na fusão de ingredientes tradicionais em pratos sofisticados. Ao longo dos anos, o restaurante ganhou destaque global, sendo incluído nas listas dos “50 Melhores Restaurantes da América Latina” e dos “50 Melhores Restaurantes do Mundo”, solidificando sua posição como um destino gastronômico de renome internacional.

O restaurante Punto Azul em Miraflores também foi uma super recomendação que amamos. O local serve pratos típicos peruanos com muito frutos do mar.

A opção mais instagramavel que tem o por do sol perfeito é o La Rosa Náutica. Esse restaurante fica na rodovia de Playas de La Costa Verde em uma espécie de Pier. Serve comida Peruana, mas o incrível do local é a vista e a decoração maravilhosa do restaurante.

Por do sol no mar Pacífico no restaurante La Rosa Náutica – Lima, Peru

CURIOSIDADES SOBRE LIMA

   – Lima é conhecida como “Ciudad de los Reyes” (Cidade dos Reis), o nome oficial dado por Francisco Pizarro ao fundar a cidade em 1535.

   – O Centro Histórico de Lima é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO devido à sua arquitetura colonial bem preservada.

   – O Palácio do Governo, conhecido como Palacio de Gobierno, está localizado na Plaza de Armas e é a residência oficial do presidente do Peru.

   – Lima é considerada a capital gastronômica da América Latina e abriga vários restaurantes premiados internacionalmente.

   – O Pisco Sour, uma bebida alcoólica tradicional peruana, é uma criação limeña. O Bartender Victor Vaughen Morris é creditado por sua invenção no início do século 20.

   – O Museu Larco, localizado em Lima, abriga uma das maiores coleções privadas de arte pré-colombiana no mundo, com mais de 45.000 peças.

   – Lima tem um complexo sistema de catacumbas subterrâneas embaixo da Igreja e Convento de San Francisco, que contém ossos humanos e túneis misteriosos.

   – O Parque da Reserva abriga o “Circuito Mágico das Águas,” um espetáculo de fontes de água iluminadas que é o maior do mundo, registrado no Guinness World Records.

Parque Chino de Miraflores – Lima, Peru

DICAS VALIOSAS

A água da torneira não é potável. Utilize água engarrafada para escovar os dentes e claro, beber.

O transito é caótico. Planeje seu roteiro de forma que os lugares mais longes ou que passem em avenidas mais movimentadas sejam visitados fora do horário de pico.

Recomendo fazer reserva em todos esses três restaurantes citados no post pois são muito procurados pelos turistas.

Se você se interessou por conhecer Lima, confira o roteiro da minha viagem de 4 noites onde detalho passo-a-passo dos pontos turísticos e passeios que valem a pena na capital.


Descubra mais sobre Jordanna França

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.