COSTA RICA | Destination Wedding - Minhas dicas de como fazer um casamento inesquecível

Hoje é uma data muito especial para mim. Completamos 5 anos de casados desde nossa última união, que foi nosso Destination Wedding na Costa Rica. Por esse motivo, o post de hoje reúne um compilado desses momentos, de como nos organizamos para fazer um casamento no exterior dar certo, de como foi o processo da contratação da festa e todas as dicas que eu puder para ajudar as noivinhas que sonham em casar no exterior/longe da sua cidade natal e acham que isso não é possível. E também, para relembrar essa viagem que foi um momento tão único e gostoso das nossas vidas.

Data da viagem: Maio de 2019

TemperaturaMoedaLíngua
18 a 25ºCColón CostarriquenhoEspanhol

Antes de tudo, acabamos organizando um casamento no Brasil com nossos familiares e na igreja. Mas, meu sonho era casar na praia. No meu estado de origem não tem praia, então a ideia era fazer uma segunda cerimônia mais descontraída para celebrar nossa união em uma viagem (tudo que a gente ama).

O primeiro passo foi me informar sobre como viabilizar isso. Nessa época, comecei a pesquisar por quem já tinha feito coisa parecida. Vi que é muito comum optar por destinos como Cancún e Punta Cana, por conta da quantidade de resorts e hotéis, além do mar turquesa lindo. São destinos mais “fáceis” de fazer a festa acontecer, pelo menos a cinco anos atrás era pois nem todas as empresas e fornecedores estavam no Google e no Instagram como hoje em dia.

Dito isso, fizemos alguns orçamentos. O primeiro foi com a empresa brasileira Welcome Weddings. Eles fornecem uma assessoria completa para ajudar a fazer o casamento fora e ajudam a buscar os melhores hotéis, além de dar todo o suporte na negociação. Eles tem um portifólio extenso e já fizeram casamento de várias personalidades conhecidas. O atendimento da empresa foi excelente. Mas optamos por contratar uma cerimonialista que nos ajudaria também no casamento do Brasil, e buscamos juntas pelos hotéis.

Como é muito comum nessas localidades, esses pacotes de casamento permitem que você entre nos sites e baixe PDFs com os pacotes mais comuns, que já têm os preços. E aí você vai adequando com o seu orçamento e número de convidados. O pacote de hotel que mais gostei nas minhas pesquisas foram os da redes Dreams. Você pode escolher a localidade do hotel e ir na aba de eventos dos sites de qualquer rede e vai ter o contato para orçamentos. Vou deixar aqui o link do Dreams Riviera Cancun para que você possa ter uma ideia dos pacotes.

MAS, depois de muito pesquisar e ver os pacotes, percebi que EU odiaria ter um casamento de pacote estilo americano no México – é meu gosto pessoal, já fui em casamentos lindos nesse estilo. E simplesmente descartei a opção de ir para um hotel de rede com uma decoração pré-feita de vários outros casamentos, sem nenhuma customização. Claro que era possível customizar, mas tudo que fosse ser feito à parte era cobrado à parte. E nessa etapa da vida, pagando dois casamentos, estávamos no modo de economia.

Então, abri o Google Maps e saí buscando hotéis em toda a América Central. Foi literalmente assim que encontrei o hotel dos sonhos. Esse hotel ficava numa região da Costa Rica chamada Libéria e eles tinham um pacote de casamento maravilhoso.

Eis que o valor da diária eu julguei pesado para alguns dos meus convidados (vou chegar nessa parte). Por ironia do destino, o hotel ao lado deste era um terço do valor da diária.

Entrei em contato com o hotel por e-mail e eles me mandaram algumas informações de outros casamentos que tinham feito no local. Eu amei o atendimento e a atenção do Sr. José que era o gerente de eventos do hotel na época. Depois de algumas reuniões por telefone, decidimos que seria na Costa Rica, no hotel Casa Conde Beach Front (lembro como se fosse ontem eu tentando arranhar um espanhol, que eu não falava, e o moço tentando me entender, um querido).

O terror das noivas. Mas nesse caso não houve muito desespero. Como já estávamos planejando um casamento na igreja e convidamos os familiares, o convite para o casamento na praia foi pensado apenas para os amigos mais íntimos e o núcleo familiar mais próximo. Uma viagem em grupo mesmo.

Para um casamento fora do país, a quantidade de pessoas que terá disponibilidade para ir é bem menor. Alguns não conseguirão tirar férias, outros podem ter problemas de locomoção, e alguns não terão a disponibilidade financeira. Isso tudo aconteceu, mas nós já estávamos preparados para isso. Então, calculamos que aproximadamente 30 pessoas compareceriam ao casamento.

Dentro disso, os convidados tiveram a despesa da passagem e da hospedagem devidamente avisadas. O resort era all-inclusive e nós arcamos com alguns passeios e outros eventos durante os 5 dias que passamos por lá. Por motivos óbvios, era impossível que nós arcássemos com as despesas de todos os convidados (passagem + hospedagem). Mas eu fiz o meu possível para conseguir os melhores valores para eles. Claro que de maneira nenhuma fiquei chateada com quem não pode comparecer. E é claro que em hipótese alguma fiz uma lista de presentes. Digo isso porque é uma questão de bom senso que nem todo mundo entende.

Foi como uma viagem entre amigos que teria um casamento no meio. Então, eu fui responsável por organizar tudo para que os convidados pudessem apenas chegar e aproveitar as férias. Avisamos com um ano de antecedência sobre a festa e fechamos o hotel em setembro de 2018 para o casamento que aconteceu em maio de 2019. Durante todos os meses, eu ficava enviando promoções de passagens aéreas para os convidados. O hotel manteve o valor fixo para que os convidados pudessem reservar até uma data limite, se não me engano um mês antes. Isso ajudou bastante todos a se programarem e conseguirem as melhores oportunidades para que a viagem acontecesse.

No final, estavam presentes 27 pessoas. E vivemos dias inesquecíveis.

O hotel era all-inclusive, portanto, todas as refeições durante os 5 dias não precisaríamos nos preocupar.

Para a viagem do casamento, montei uma programação de várias festas durante os dias para que sempre tivéssemos algo para fazer (vou comentar dia-a-dia). Avisei os convidados antecipadamente sobre que tipo de roupa eles deveriam levar em caso de algumas festas em especial, como o luau.

Para ambos os casamentos, tanto o do Brasil como o da Costa Rica, fechei com o mesmo pessoal de foto e vídeo, além da nossa cerimonialista. Então, pagamos os custos para que eles se deslocassem do Brasil para lá. Todos os outros fornecedores foram contratados na Costa Rica.

O hotel ficou responsável pela comida, serviço e pela montagem do jantar e da cerimônia. Eles também me ajudaram a contratar um violonista para tocar na cerimônia e o DJ para a pista de dança. Já havia organizado com eles uma decoração pronta, fornecida por fotos. No entanto, faltando duas semanas para o casamento, decidi que não estava satisfeita com o gazebo que eles forneciam. Então, procurei uma empresa para fornecer um novo “altar” e novos móveis, porque quis trocar tudo.

Foi a melhor decisão que eu tomei. Se eu puder dar um conselho para quem vai casar é: não economize no que é importante para você. Faça exatamente do jeitinho que você quer, porque esse dia não volta mais. A sensação é única, a energia é única, e as fotos duram para sempre… e espero eu, que o casamento também!

Um pequeno adendo, nessa época o dólar estava por volta de R$3,50 e fazer um casamento nesse estilo ainda sairia mais em conta que um casamento no Brasil. Isso leva em consideração 2 fatores. O número de convidados que geralmente é menor no exterior e o fato que os próprios pacotes de casamento nos hotéis são mais em conta mesmo.

Eu realmente sou muito grata a todos os nossos familiares e amigos que toparam viajar longe para ir ao nosso casamento. Ficava sempre pensando em como eu poderia agradecer e fazê-los se sentirem queridos por embarcarem nessa aventura conosco. Então, antes de eles entrarem nos quartos, nos organizamos para colocar porta-retratos com fotos deles, uma cartinha, a programação dos eventos de todos os dias, e também fiz uma nécessaire com itens que poderiam ser úteis na viagem. A nécessaire continha: kit costura, band-aids, remédios para dor de cabeça e estômago, máscara facial, grampos de cabelo. Coisinhas simples e úteis que às vezes a gente esquece de levar para viagens. E para os homens, comprei chapéus Panamá, visto que era o país em que estávamos residindo, e coincidentemente, a praia onde estávamos se chamava Playa Panamá, achei apropriado.

Eu amei tudo nesse hotel. Tira uma carinha de fazenda, jardins lindos, quartos confortáveis e vista para o mar. A primeira coisa, e bem importante, é que este não é um hotel de luxo, muito menos 5 estrelas. Apesar de ser um hotel boutique, com poucos quartos, a diária tem um valor excelente pelo que nos foi entregue. Quanto mais hotéis all-inclusive eu conheço, mais tenho certeza absoluta de que acertamos muito na escolha.

Nós nos hospedamos em uma suíte master, então era como um apartamento. Tinha um hall de entrada com um lavabo, sala de estar com televisão e varanda, sala de jantar, uma cozinha equipada com uma geladeira enorme, closet, banheiro com banheira, um quarto enorme com TV, super equipado, e uma varanda grande saindo da cozinha com vista para o mar.

Por ser um all-inclusive, a comida era boa e variada. Já fiquei em resorts que se dizem 5 estrelas e não chegam aos pés do Casa Conde Beach Front. Além disso, os costarriquenhos são uns amores de pessoas. O serviço do hotel é simplesmente impecável. A atenção ao cliente é incomparável. Tivemos uma estadia maravilhosa.

Isso sem contar o responsável pelos eventos que me ajudou desde antes de fecharmos o contrato até o final da estadia. Tudo o que precisávamos, eles davam um jeito de arrumar.

Como eu disse, um Destination Wedding não se trata apenas de um casamento em um destino. A ideia é curtir todos os dias de viagem com as suas pessoas preferidas no mundo. Então, achamos super importante planejar não só o grande dia, mas também todos os eventos durante os dias da viagem.

Como escolhemos ficar no resort por 5 dias, contando a chegada e a saída, acabei organizando eventos para todos os dias.

DiaEventoDescrição
1Welcome Party LuauRecepção com drinks e petiscos, decoração com tochas e fogueira. Todos de branco.
2Pool Party e Passeio de BarcoFesta na piscina com boias e playlist. Passeio de barco para ilha de macacos e pôr do sol.
3Passeio no vulcão e Rehearsal DinnerPasseio terrestre para cachoeira, passeio a cavalo, visita à cratera do vulcão e jantar de ensaio.
4O CasamentoCerimônia emocionante seguida de fotos no pôr do sol. Jantar e festa com DJ.
5A DespedidaÚltima manhã na piscina antes de partir.

DIA 1: Welcome Party Luau

Pousamos no aeroporto por volta das 11h da manhã e no mesmo dia, às 17h, fizemos um luau. Eu já havia organizado com o hotel o uso do espaço de bar de jogos para receber os convidados com drinks e petiscos. Apesar do hotel ser all-inclusive, eles disponibilizaram garçons para a festa privada e snacks que não eram servidos no pacote. Além disso, decoramos o local com tochas e uma fogueira (eu não sei por que decidi pagar por uma fogueira na Costa Rica, hahaha. Nós morremos de calor, mas tudo bem, as fotos ficaram lindas). Eu avisei a todos com antecedência que neste dia todos deveriam estar de branco. Nos encontramos, depois de todos estarem descansados, na festinha e foi super divertido.

COSTA RICA | Destination Wedding - Minhas dicas de como fazer um casamento inesquecível

DIA 2: Pool Party e Passeio de Barco

Para o segundo dia, marcamos uma festa em uma das piscinas do hotel começando às 11 da manhã e indo até umas 13h. Para essa festa, comprei boias grandes e boias para apoiar os copinhos na água. Também criamos playlists para todas as ocasiões. A piscina tinha um bar para drinks onde nos divertimos, brindamos e tiramos muitas fotos. Os fotógrafos e videomakers trabalharam bastante fazendo vários cliques nossos brincando na piscina. Na parte da tarde, fizemos um passeio de barco com um barqueiro local. Visitamos uma ilha de macacos, passamos por um caminho de mangues e vimos o pôr do sol do barco. Como não tínhamos feito ensaio pré-wedding, aproveitamos a ilha deserta para fazer um ensaio fotográfico, e as fotos ficaram lindas. Ver o pôr do sol do barco foi maravilhoso!

COSTA RICA | Destination Wedding - Minhas dicas de como fazer um casamento inesquecível
COSTA RICA | Destination Wedding - Minhas dicas de como fazer um casamento inesquecível

DIA 3: Passeio no vulcão Miravalles e Rehearsal Dinner
No terceiro dia, fizemos um passeio terrestre para uma cachoeira, seguido de um passeio a cavalo e uma visita à cratera de um vulcão. Confesso que, nas primeiras 3 horas do passeio, fiquei preocupada achando que tínhamos nos metido numa furada ao descobrir que não íamos subir o vulcão. Mas quando chegamos na cratera, vi o valor. O local era incrível, com pontes de madeira sobre a cratera e uma paisagem única, apesar do cheiro de enxofre no ar. Enquanto nossos amigos aproveitavam o banho de lama e as águas termais, eu e meu esposo fizemos fotos maravilhosas. À noite, tivemos o jantar de ensaio, um bem americano Rehearsal Dinner, com um menu quatro tempos maravilhoso em uma área reservada do hotel.

COSTA RICA | Destination Wedding - Minhas dicas de como fazer um casamento inesquecível
COSTA RICA | Destination Wedding - Minhas dicas de como fazer um casamento inesquecível
COSTA RICA | Destination Wedding - Minhas dicas de como fazer um casamento inesquecível

DIA 4: O CASAMENTO

A cerimonia estava programada para começar às 16h, um pouco antes do por do sol. Logo de manhã, os fornecedores chegaram para montar a festa. Acordei cedo para enrolar brigadeiros, pois para mim não tem festa sem esse doce brasileiro. Também comprei algumas decorações simples para incorporar na decor alugada. Cerca de uma hora antes da festa, todas as mulheres foram para nossa suíte para nos “arrumarmos juntas”. Brindamos com espumante para a foto e terminei de me arrumar sozinha, enquanto ensaiava uma música com o violonista para cantar durante a cerimônia.

COSTA RICA | Destination Wedding - Minhas dicas de como fazer um casamento inesquecível

Tenho um arrependimento: eu deveria ter contratado cabelo e make. Não contratei porque estávamos muito fora do orçamento a essa altura. Além disso, eu estava meio receosa com o tipo de maquiagem que iriam fazer. Mas na correria, com tanta coisa para preocupar, eu fiz mal feito e não ficou exatamente como eu queria.

– A cerimônia

COSTA RICA | Destination Wedding - Minhas dicas de como fazer um casamento inesquecível

Todos a postos, nós dois entramos sozinhos. Até porque já havíamos casado na igreja uma semana antes. Então a ideia era fazer uma cerimônia diferente mesmo. No banco de cada convidado tinha um saquinho com areia de cores diferentes que simbolizavam sentimentos legais, depois cada um iria colocar a areia em um grande vaso. Quem celebrou nossa cerimônia foi uma amiga nossa, a pessoa que nos apresentou, alguém que nos conhece muito e que é muito amada. Ela contou nossa história, leu um texto lindo sobre companheirismo e amizade, fizemos nossos votos e cantei uma música. Contratamos um músico para tocar violão durante a cerimônia e eu escolhi músicas muito desconhecidas e inimagináveis. O rapaz, queridíssimo, tocou todas. Foi assim, um sonho de princesa, tudo que eu imaginei para meu casamento.

Depois da cerimônia, enquanto os convidados foram para um deck onde poderiam comer canapés e drinks, meu esposo e eu ficamos tirando fotos no pôr do sol. As fotos ficaram perfeitas. O time de foto e vídeo arrasou demais nesses ensaios.

– Jantar e festa
Depois dos canapés, os convidados foram direcionados para o lado da piscina, onde foi servido o jantar com menu de 3 tempos. O menu era à la carte e os pratos foram servidos individualmente, então todos estavam sentadinhos na mesona que criamos no espaço. Deixamos um cantinho também para a mesa de bolo, com os brigadeiros que tínhamos enrolado mais cedo, e do lado oposto estava a estrutura de som com o DJ. Fizemos um agradecimento, cortamos o bolo, todos comeram, agora era a hora da festa.

Já tinha separado algumas músicas bem brasileiras para tocar na festa, ficamos a noite toda dançando, ouvindo músicas, brincando e bebendo drinks.

Como naquela época éramos inimigos do fim, os mais animados foram para nossa suíte e continuamos a festa por lá mesmo – é quase impossível acreditar que hoje em dia eu durmo às 9 horas da noite, hahaha.

DIA 5: A despedida
No último dia, passamos a manhã na piscina antes de nos prepararmos para deixar o paraíso. Infelizmente, um contratempo nos fez perder o voo, mas, apesar disso, nossa estadia foi perfeita. Estou muito grata por tudo ter dado certo e ter vivido momentos tão incríveis.

  • Autoconhecimento: Escolha um destino que combine com sua personalidade e preferências. Eu sabia que fazer um casamento em Cancun ou Punta Cana, apesar do mar ser lindo, ia me trazer dor de cabeça. Ter muita gente, música alta perto da cerimônia, não ter privacidade, isso tudo iria me incomodar. Optar por um hotel boutique foi a melhor escolha.
  • Bons fornecedores: Investir em profissionais competentes é crucial para o sucesso do evento. Isso vale para casamentos no Brasil e no exterior, para reformas de casa e para tudo. Investir em bons profissionais não é gasto, é investimento. Escolhi uma cerimonialista muito competente e séria, que me auxiliou nos dois casamentos e me deu conselhos valiosos. Por causa dela, contratei a melhor equipe de fotografia e videografia, que fez um trabalho perfeito. Além disso, apesar de não conhecer e não ter nenhuma recomendação, contratei uma empresa da Costa Rica para o mobiliário, e a festa ficou do jeitinho que eu sonhava.
  • Orçamento: Estabeleça um limite de gastos e priorize o que é mais importante para você. Queremos que seja perfeito, mas é essencial que esteja dentro das nossas possibilidades. Estipular um limite de gastos é crucial. Manter uma planilha com todos os gastos é fundamental para entender nossa disponibilidade financeira e fazer tudo dentro do nosso estilo. Decidi priorizar a decoração, pois isso era muito importante para mim, enquanto o vestido não era algo que me importava tanto. Equilibrar as escolhas para investir no que é mais importante é fundamental.
  • Organização: Mantenha um checklist para acompanhar as tarefas pendentes.
  • Economia: Faça você mesmo alguns detalhes do casamento para economizar. Alguns detalhes do casamento, como os mimos dos convidados, a arte do menu, o site do casamento e a organização da viagem como um todo, eu fiz sozinha. Sabia que se contratasse uma empresa, não ficaria dentro do meu orçamento. Sites de noivas e ideias do Pinterest foram muito úteis.
  • Moodboard: Utilize o Pinterest para reunir referências do seu estilo e da festa desejada.
  • Contratos: Leia com atenção os contratos e esclareça todas as dúvidas antes de fechar negócio. Não tive problemas com os contratos, pois esclareci todas as dúvidas antes de fechar. Estava insegura por ser em outro país e saber que as leis poderiam ser diferentes, então sanar todas as dúvidas antes de qualquer pagamento foi crucial. Além disso, verifique todos os reviews sobre as empresas contratadas e entre em contato com pessoas que já as contrataram.
  • Divirta-se: Aproveite cada etapa do processo até o grande dia e curta a experiência ao máximo. Organizar essa viagem foi uma das coisas mais legais que já fiz. Aproveite cada etapa do processo até o grande dia.

Espero que essas dicas possam ajudá-la a realizar seu casamento dos sonhos e que minha história sirva de inspiração. Se já fez um Destination Wedding, compartilhe com a gente aqui nos comentários os desafios e soluções que possam ser úteis para ajudar outras pessoas que ainda não passaram por isso.


Descubra mais sobre Jordanna França

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.