Você já viveu momentos em sua vida em que parecia impossível se organizar? As pendências chegam e são feitas de qualquer jeito, de última hora e te trazem ansiedade? Acredite, eu também! Mas com o tempo entendi que preciso de previsibilidade para ser produtiva e levar uma vida mais equilibrada. Vou compartilhar 5 pontos que tornaram, definitivamente, a minha vida mais fácil.

  1. ROTINA É A CHAVE

Crie rotinas diárias para realizar tarefas recorrentes. Isso ajuda a automatizar certas atividades e reduz a necessidade de tomar decisões constantes sobre o que fazer em seguida. Rotinas também proporcionam uma sensação de estrutura e previsibilidade ao seu dia. Eu particularmente uso a “rotina” de maneira um pouco diferente. Pra mim, é impossível fazer a mesma coisa todos os dias no mesmo horário. Assim eu não funciono. MAS, algo que eu sim faço é fazer coisas do mesmo grupo de atividades por dia. Por exemplo, eu me exercito todos os dias. Isso simplesmente não pode faltar. Mas não consigo ir todos os dias no mesmo horário, tampouco fazer a mesma atividade. Mas separo no meu dia que pelo menos 1 hora de exercício físico tem que ser feito. Se você só funciona com hora marcada. O despertador pode ser seu melhor amigo.

  1. SIMPLIFIQUE

Não queira inventar a roda, fazer mil planilhas, usar calendários complexos. Apenas escreve em forma de lista “to do list” o que você tem que fazer. Mantenha uma lista clara e específica de todas as tarefas que precisa realizar. Priorize-as de acordo com a importância e urgência. Atualize a lista regularmente e marque as tarefas concluídas. O poder de dar check nas atividades que você precisa realizar é um dos segredos para finalizar as coisas. Tenho uma área no meu planner que especifico essas atividades e sempre vou marcando assim que finalizo.

  1. MAS ANTES, PRIORIDADES!

Identifique as tarefas mais importantes e urgentes. Concentre-se nelas primeiro para garantir que as demandas críticas sejam atendidas. Isso ajuda a evitar a sensação de sobrecarga e a garantir que você está focado no que realmente importa. Durante a manhã estamos mais descansados e nossa cabeça funciona melhor. Existe uma área de pesquisa que sugere que muitas pessoas tendem a ser mais produtivas e eficientes em atividades cognitivamente complexas durante as horas da manhã.

Esse fenômeno é conhecido como “pico de desempenho matutino”. A ideia é que as habilidades cognitivas, como o raciocínio analítico, a tomada de decisões e a resolução de problemas, podem ser mais aguçadas nas primeiras horas do dia para muitas pessoas. Vários estudos destacaram essa tendência. Por exemplo, um estudo publicado no periódico “Psychological Science” de título Optimal time of day and the magnitude of age differences in memory que sugere que as pessoas atingem o pico de alerta e desempenho cognitivo nas primeiras horas após acordarem.

O ideal é iniciar pela tarefa que vai te exigir mais atenção. Geralmente são as tarefas que a gente posterga por serem as mais difíceis. Mas, com a cabeça limpa você está mais apto a desenvolver essa tarefa com mais facilidade.

  1. APENAS UMA GRANDE TAREFA POR DIA

Eleja uma única atividade grande que deve ser cumprida nesse dia. Nosso dia é limitado e precisa ser dividido com estratégia. Se uma tarefa parecer esmagadora, divida-a em etapas menores e mais gerenciáveis. Isso facilita o processo de conclusão e ajuda a manter o foco em cada parte, tornando a tarefa menos assustadora.

  1. ANOTE PELA MANHÃ, CONFIRA DURANTE A NOITE

Talvez esse seja o ponto mais simples, mas é o que vai te trazer mais resultado. Esse ponto é uma ferramenta de autoconhecimento e autogestão. Pontuando suas atividades pela manhã você entende o que deve fazer durante o dia. Conferindo o que foi feito a noite você começa a entender o que você fez, como fez, quanto tempo demorou, porque não fez tal atividade, qual atividade mesmo que frequente é mais prazerosa para você. E assim, pode criar estratégias para melhorar os próximos dias. Entendo que checar essas informações funcionam como um mapeamento de dados. E isso, incrivelmente, é algo que faz toda diferença no longo prazo.

Preferencialmente gosto de anotar todos os meus compromissos e tarefas a desenvolver durante o dia à mão, mas com a quantidade de viagens que faço, levar uma agenda seria inviável. Por esse motivo, criei um planner digital que eu abro no meu iPad (item que vai em toda viagem pois desempenha várias funções). Nele eu consigo escrever, como se fosse uma folha e a melhor parte: consigo abrir de qualquer dispositivo conferindo minhas atividades do dia a dia. Além de outras funcionalidades de desenvolvimento pessoal que inclui nele (mapa dos sonhos, moodboad, journaling). Clique aqui e conheça o AstroPlannner.


Descubra mais sobre Jordanna França

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.